Ter um perfil acessível a qualquer um ou algo mais pessoal onde apenas aqueles que você aprecia podem adentrar? O primeiro é o mais comum e você já deve saber seus altos e baixos, então nesse artigo nós vamos destrinchar esse segundo caso e ver se ele é mais adequado a você.
A principal vantagem de um perfil privado é a liberdade de deixar registrado uma versão sua que não se importa com julgamentos de terceiros, sabemos que aqueles que possuem acesso a ele irão de julgar de qualquer forma mas são pessoas próximas e que você não deve gerar qualquer sentimento negativo a partir desses pensamentos. Uma foto sua procrastinando ao invés de estar trabalhando/estudando tem um peso diferente quando observada pelo seu amigo que sabe que aquilo apenas representa uma fração de sua personalidade e não um descaso com sua integridade.
Você não precisa trancar o seu perfil atual e fazer uma limpeza nos seus seguidores, existem abordagens mais sutis. Criar um perfil novo e deixá-lo privado desde de o início é o mais indicado, e você pode começar a adicionar as pessoas de forma mais seletiva, começando por aqueles que estavam no close friends de seu outro perfil.
Vamos deixar de lado a ideia de perfil low profile, aqueles sem postagens, descrição e até foto de perfil, no qual a pessoa só utiliza para observar a vida de seus colegas. Se você se encaixa nesse tipo não tem problema, sabemos que é apenas uma fase intrínseca de sua geração, mas você não precisa esperar tomar um choque de realidade para mudar isso, você pode fazer isso agora.
Um perfil privado que é utilizado de maneira recorrente tem o melhor dos dois mundo: poder aproveitar todos os recursos que a rede social oferece enquanto ainda mantem sua privacidade.
Recomendo que ainda mantenha seu perfil publico, pois assim você poderá recusar o convite de parente e colegas indesejados que queiram seguir seu perfil privado, afinal se eles querem saber de você terão de se contentar com o que você permite publicamente.
Desta forma, você cria um ambiente saudável para si e livre da toxicidade da internet, onde pode postar usando suas paradinhas ou simplesmente as aleatoriedades que você mandaria em suas conversas, mas sem a necessidade de deixar como visualização única ou algo parecido.
Como isso pode afetar o seu relacionamento?
No perfil público você consegue fazer as postagens típicas, bem bonito e organizado, marcando o perfil de seu companheiro e tudo mais, o padrão que você já está acostumado de ver tantos outros perfis.
Já no privado, é aí onde você pode mostrar a intimidade de vocês de maneira mais descontraída, como se fosse os bastidores de sua vida cotidiana. Ou seja, você vai conseguir agradar seu parceiro independente do quão social ele seja.
Agora se você não está comprometido, ou está naquela situação onde você nem sabe ao certo no que está metido, essa versatilidade te oferece um leque maior de possibilidades e facilita o manuseio da situação para que tudo saia ao seu favor.
E se você não quiser manter dois perfis?
Após um tempo usando múltiplos perfis você pode acabar sentindo que não quer continuar dessa forma, seja pela redundância ou pela encheção de saco de tentar manter ambos os perfis. Talvez você sinta que o tipo de conteúdo que você tem compartilhado não seja tão inadequado para seu perfil público ou então queira trazer isso para seu antigo perfil, tornando-o privado e apenas removendo alguns seguidores indesejados.
Qualquer uma dessas opções é bem vinda, uma vez que você apenas estará incorporando o melhor de sua experiência com esse novo tipo de abordagem. Escolha o que melhor se encaixar na sua rotina, seja manter ambos os perfis ou então incorporar um deles ao outro.
Caso decida experimentar para tirar suas próprias conclusões, espero que seja uma experiência agradável.
Nos vemos na próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário