quarta-feira, 23 de julho de 2025

Como impressionar a nerd que você gosta?

Demonstrar interesse pelos gostos da garota que você está apaixonado é uma das coisas mais atraentes que você pode fazer, mas assim como qualquer alternativa para conseguir esse mesmo efeito nela, você deve se empenhar para não fazer feio.

Estou aqui para te ajudar nisso, então vamos nessa. Você não deve tentar fingir que sabe tudo sobre um assunto, isso não iria funcionar porque você está apenas na superfície enquanto ela está nas profundezas do conhecimento que apenas a paixão e a obsessão são capazes de proporcionar.
Em vez de se passar por especialista, o ideal é dominar o suficiente pra manter o papo vivo. É aí que entra nossa estratégia. A partir disso, a nossa abordagem será a seguinte: Ter o conhecimento básico de algum tema mainstream do nicho dela e ter uma recomendação de algo desconhecido para ela dentro desse mesmo tópico.
A primeira parte é muito fácil, assistir a um anime popular ou jogar algo que já publicamente bem avaliado, porém é na segunda parte que está o desafio e onde você deve mostrar sua dedicação. Nesta primeira postagem iremos abordar os seguintes arquétipos: Otaku, Gamer e Cinéfila.

Conhecer uma obra popular servirá para que vocês possam ter uma conversa agradável sobre esse interesse dela, e você precisa deixar claro o quão leigo sobre o assunto e deixá-la se divertir discursando alegremente enquanto aprecia o brilho no olhar dela.
Já a obra que você irá recomendar eixará uma janela aberta para uma futura interação após ela ter consumido, porque você será a única pessoa com quem ela poderá discutir. E caso ela já tenha se deparado com a sua recomendação isso irá, no mínimo, deixar a conversa um pouco mais interessante e você conquistará alguns pontos com ela.

Otaku


Comecemos com um arquétipo que tem ganhado cada vez mais popularidade nas últimas décadas. Não irei te falar para assistir a animes infinitos como Naruto ou One Piece, mesmo que você saiba que alguma dessas obras seja amada por ela, não é nada prático para o que queremos fazer. Vamos focar em filmes ou obras de 12 a 25 episódios que fizeram muito sucesso nos últimos anos.

Pôster do filme Your Name de 2017
Your Name (2017)

Your Name é um dos filmes mais populares de seu ano, mesmo ao lado do cinema tradicional, e com certeza irá render uma ótima conversa. Caso queira ter um pouco mais de profundidade no assunto, dê uma olhada em filmes que abordam o mesmo tema como Sexta-feira Muito Louca, tanto a obra original de 1975 quanto seu remake de 2003, e Se Eu Fosse Você (2006).
Durante a conversa não estranhe caso ela se refira ao filme por seu título em japonês Kimi no Na wa, isso é algo relativamente comum para esse tipo de nerd.

Pôster da primeira temporada de My Hero Academia
Boku no Hero Academia

Boku no Hero é um anime incrivelmente popular e muito leve de assistir, o que deve servir como base para uma conversa sobre porradaria franca ou uso indiscriminado de superpoderes. Você não precisa assistira  todas as temporadas, depois de ter completado a primeira você já pode dar continuidade aos seus planos.

Depois dessa base, vamos ao que realmente interessa, uma obra boa e desconhecida para usarmos de gancho social:


Pôster do filme O Jardim das Palavras
The Garden of Words (2013)

The Garden of Words é um filme bem curto, menos de 50 minutos, mas que traz ótimas reflexões e irá servir perfeitamente ao nosso propósito. Então é isso, assista e recomende para ela. Também vale a pena pesquisar um pouco sobre a obra e ver uma ou outra análise, apenas para ter algo em mente caso a conversa se aprofunde muito.

Gamer

Para este arquétipo, iremos assumir que você não possui qualquer familiaridade com jogos. E nesse caso, foque em jogos que não exijam destreza com coordenação motora, pois isso é algo que leva tempo para adquirir e iria contra o intuito desse artigo.
Jogos com boas narrativas e opção de escolha de dificuldade serão suas aliadas mais poderosas.

Pôster do jogo The Last of Us
The Last of Us

The Last of Us é a melhor opção quando se trata de jogos mainstream, a qualidade é indiscutível e não há chances dela não conhecer essa obra-prima. Não se preocupe, coloque na dificuldade mais fácil do jogo e desfrute da narrativa. Você deve demorar por volta de 15 horas para jogar, mas será um tempo muito bem gasto e uma experiência que dificilmente esquecerá em sua vida.

Essa é a parte que exige um pouco mais de estratégia, pois, se a pessoa é muito viciada no universo dos jogos, torna-se bem difícil acharmos uma recomendação underground que tenha uma qualidade relevante. Bons títulos são reconhecidos e se tornam populares, simples assim. Mas vamos tentar!

Pôster do jogo inFAMOUS Second Son
inFAMOUS: Second Sun

inFamous Second Sun é um jogo de 2014 que serviu para começar a geração do Playstation 4 de maneira surpreendente, mas mesmo assim a possibilidade de sua companheira ter jogado ele é baixa a menos que ela seja uma fã dos títulos anteriores. Apesar de ser o terceiro jogo da saga, ele possui uma história independente e pode ser jogado mesmo sem ter passado por seus antecessores.
Para finalizar sua história principal você irá levar um pouco mais de 10 horas. Mesmo para os dias atuais, o game possui jogabilidade fluida, ótimos gráficos e uma trilha sonora incrível. Esse é um título que funcionará perfeitamente para a nossa proposta, e se ela já tiver jogado você ainda pode usar uma carta na manga:

Pôster do jogo inFAMOUS: First Light
inFAMOUS: First Light

inFAMOUS: First Light é uma DLC do jogo anterior, mas que foi distribuída como um jogo separado e por isso é menos popular que Second Sun. Com isso, a garantia de uma boa conversa usando esses jogos como gancho é muito alta.

Cinéfila

O arquétipo da cinéfila é o mais direto: se o filme for bom, o papo flui, e você já deve ter assistido alguns, mas mesmo assim fica a dica:

Pôster do Filme Avatar (2009)
Avatar (2009)

Avatar é um filme que dispensa apresentações. Se ainda não assistiu, assista! Depois me agradeça.
Eu realmente não irei me aprofundar sobre essa obra, e se você não sabe o porquê disso, pergunte para a sua cinéfila, ela irá amar discursar sobre.

Essa é a parte que exige um pouco mais de estratégia. Animes são como pizza: mesmo a pior delas ainda é uma pizza, e por definição é boa. Quanto aos jogos, quem gosta de jogar jamais acharia ruim testar um título novo, é bem simples. Cinema é diferente, alguém que não gosta de terror não irá assistir algo do gênero a não ser que esteja interessada em algo que vá além dele, o mesmo vale para outros gêneros.
A partir disso, iremos separar algumas obras de gêneros distintos e cabe a você escolher qual se encaixará melhor no gosto dela.

Pôster do filme Projeto Almanaque (2015)
Projeto Almanaque (2015)

Projeto Almanaque é um bom filme de viagem no tempo apesar de toda sua trama adolescente envolvida, que podem deixar algumas pessoas de saco cheio pela superexposição de filmes abordando o tema. Não é tão popular quanto De Volta para o Futuro ou A Máquina do Tempo, então deve servir para os nossos fins.

Pôster do filme Eles Vivem (1988)
Eles Vivem (1988)

Caso você já saiba que mesmos filmes não tão conhecidos já devam ter sido devorados por ela é aqui onde podemos encaixar obras como Eles Vivem, esse é aquele tipo de filme que é quase impossível de achar em serviços de streaming convencionais e por isso é nosso último trunfo se tratando de filmes de ficção científica. Talvez seja muito antigo para você, mas ambos sabemos que encarar uma obra assim vale a pena se o resultado for uma rica conversa com ela sobre conspirações e seres fantásticos.


Pôster de Hush (2016)
Hush: A Morte Ouve (2016)

Hush é muito inspirado por filmes de terror slasher, daqueles em que há um maníaco perseguindo e matando um por um, mas com uma diferença: aqui não encontramos uma protagonista burra e incapaz de pensar logicamente e sim uma personagem sagaz que tenta encontrar uma maneira de sobreviver.
O que já é muito bom para nosso plano, visto que uma conversa sobre a capacidade racional de personagens em filmes de terror é garantia de boas risadas.

Pôster do filme O Clube dos Cinco (1985)
Clube dos Cinco (1985)

O último filme de nossa lista é Clube dos Cinco, que servirá caso ela se interesse por filmes de comédia com um bom toque de drama, gera discussões sobre o relacionamento entre os personagens, o que é algo muito interessante. Caso queira trazer uma curiosidade sobre o filme para impressioná-la de seus conhecimentos: o filme foi gravado de maneira cronológica, ou seja, a primeira cena foi a primeira gravada pelos atores e a última cena foi realmente uma despedida do elenco.

Por fim, o ponto não é conhecer tudo o que ela ama, e sim mostrar que você se importa o bastante para querer entender o que faz os olhos dela brilharem. É isso que realmente conquista.
Nos vemos na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando sua vontade é maior que sua timidez

 Você quer algo, mas acredita que não pode superar sua timidez para dar o próximo passo? Uma nova amizade, uma paixão ou até uma promoção no...