domingo, 5 de outubro de 2025

Quando sua vontade é maior que sua timidez

 Você quer algo, mas acredita que não pode superar sua timidez para dar o próximo passo?

Uma nova amizade, uma paixão ou até uma promoção no trabalho. Tudo isso poderia acontecer se pudesse deixar seus receios de lado e simplesmente metesse a cara a tapa, não é? Ao menos é isso que você considera, sem enxergar uma verdade ainda mais simples: O mundo não se importa se você não está pronto para alcançar aquilo que almeja, ele vai lançar oportunidades na sua frente e só cabe a você decidir o que fará com elas.

Se você não agir, outro irá tomar a dianteira e fará no seu lugar. E nós já passamos pela experiência de ver isso em primeira mão e pensar "poderia ser eu naquele lugar" e sentimos a angustia ao deitar a cabeça no travesseiro a noite.

Existem algumas maneiras de se lidar com essa situação, a mais notória é, sem duvidas, fingir confiança até o dia em que ela será real.

A primeira vez será horrível, sempre é. O processo é assim mesmo. Se você confiar nele, o resultado irá te impressionar. E sim, é difícil fazer isso quando nem sabe por onde começar.

Aqui podemos usar aquela velha frase "O que o James Bond faria no meu lugar?"

O objetivo por trás dessa frase é fazer você imaginar uma resposta para a situação que seja eficaz, mesmo que isso exija habilidades sociais que você não possua naturalmente. Mesmo sabendo que irá gaguejar e ficar suando frio, a certeza de que é só um desconforto momentâneo vai te trazer alguma paz. Mas só quando deitar a cabeça no travesseiro, porque até lá a vergonha vai te mastigar vivo.

Mas passar por toda essa provação irá dar resultados antes do que imagina. Mas isso também irá gerar  uma certa culpa em sua mente, porque o sentimento de conquista é abafado pela sensação de que você não merece, já que ainda está interpretando essa autoconfiança.

Mesmo que, no melhor dos cenários, tudo pareça só 'ok', esse esforço tem um valor absurdo a longo prazo. O seu eu futuro será eternamente grato pelo trabalho que você terá moldando a si mesmo para sua melhor versão, mas ainda assim cabe a você tomar a iniciativa para isso.

Se você está lendo até aqui, vamos assumir que decidiu ir em frente com isso e quer algumas dicas.

Iniciativa

"Bobeou, perdeu!" Essa é uma frase que você já deve ter ouvido e ela tem um fundamento muito claro: Aqueles que agem primeiro tem a vantagem.
No começo será um teste de coragem conseguir simplesmente dar o primeiro passo, o primeiro cumprimento é algo que vai ficar em loop na sua mente no restante do dia, mesmo que para a outra pessoa seja apenas mais uma interação qualquer em seu cotidiano.
Quando dizem "seja natural, seja você mesmo" o que querem dizer é basicamente: não seja estranho, sabemos desde o inicio que não será bom (em breve será, a experiência serve para isso) e você apenas precisa garantir que a pessoa não se sinta desconfortável além do necessário.
Mas tudo isso precisa ser feito com agilidade, assim talvez você consiga até mesmo se adiantar em relação ao seu medo, o que é benéfico quando se está encenando uma versão mais confiante de si mesmo, o que nos leva ao próximo ponto:

Confiança

Não importa se é falsa ou legitima, uma pessoa autoconfiante faz o ambiente ficar mais leve e as pessoas ao redor ficarem mais receptivas a interações. Aqui você pode mentalizar algum personagem que gostaria de aproximar do seu próprio estilo, apenas tente não ficar muito caricato, nada de frases prontas do personagem (mas tudo bem utilizar as que você tiver idealizado por conta própria).
Com o passar do tempo essa confiança simulada vai dar espaço às suas próprias convicções e você perceberá a diferença na imagem que possui de si mesmo quando comparado ao inicio.

Não estou dizendo que você passará da pessoa introvertida e tímida para a alma da festa, como em uma comedia romântica adolescente (até pode com o devido esforço, caso queira), mas a clara mudança no seu conforto em relações interpessoais será algo gritante e tanto você quanto as pessoas ao seu redor irão notar essa diferença.
Algumas dicas adicionais vão aparecer em postagens futuras, então fique de olho e acompanhe o feed.
Nos vemos na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando sua vontade é maior que sua timidez

 Você quer algo, mas acredita que não pode superar sua timidez para dar o próximo passo? Uma nova amizade, uma paixão ou até uma promoção no...